Sebrae cria cursos de capacitação em Volta Redonda visando Copa do Mundo e Olimpíadas
terça-feira, 26 de março de 2013A chegada da Copa Mundo e dos Jogos olímpicos, que acontecem no Brasil, em 2014 e 2016 respectivamente, vem atraindo a atenção de diversos setores da economia. Investidores e empresários avaliam estes eventos, como uma oportunidade para empreendimentos.
Em posicionamento a estes fatores, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) de Volta Redonda começou a intensificar as ações do curso na cidade de Volta Redonda de empreendedorismo empresarial, que visa capacitar e formar profissionais em diversos segmentos de mercado. São estes que vão atuar e lucrar durante os dois grandes eventos internacionais.
De acordo com o coordenador do programa de capacitação 2014, Yedoo Bittencourt, futuros empresários devem estar atentos aos impactos que um negócio de visibilidade internacional pode gerar. Principalmente porque, em Volta Redonda, as dependências do Estádio da Cidadania serão utilizadas como Centro de Treinamento de Seleções (CTS) da copa de 2014.
– Ter um direcionamento de mercado e conhecimento sobre o perfil do público que vai circular durante os dias de competição são as principais ferramentas ministradas em nossos cursos – pontuou.
O coordenador ainda enfatizou que dentro do mercado de trabalho, grandes eventos como estes podem abrir, inclusive, oportunidades para outros nichos.
– Possuir conhecimento em nível profissional de outros setores, como culinária, turismo e economia, pode ser o diferencial no momento de concretizar ou ampliar um negócio – comentou.
Oportunidade para empreendedores individuais
Com o objetivo de levar ao maior número possível de pessoas informações sobre os projetos de empreendedorismo individual, o Sebrae criou a Cartilha do Empreendedor Individual. De acordo com o Yedoo, o empreendedorismo individual é uma nova categoria de negócios que pode gerar faturamentos de cerca de R$ 60 mil por ano para as pessoas que estiverem legalizadas.
– A ideia do projeto de empreendedorismo é dar suporte ao empresário que desejar sair da informalidade e legalizar seu negócio – pontuou.
Ele ainda reforçou que estar com a situação da empresa ou empreendimento registrado e legalizado até o início dos eventos pode trazer ainda mais vantagens.
– Regularizar a situação da empresa a torna registrada no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), que garante ao empreendedor compras negociada diretamente com fornecedores, prazos para pagamentos de mercadorias e entrega imediata de produtos no momento em que precisar – falou.
Com o objetivo de se estabilizar com a empresa e ter os direitos trabalhistas reconhecidos, o padeiro Raimundo Ezequiel Gouveia procurava meios de registrar seu negócio.
– Estou querendo registrar meu negócio. Depois que soube que Volta Redonda, no Estado do Rio de Janeiro, vai receber algumas das seleções, meu negócio estar legalizado será bastante positivo – salientou.
Partilhando do mesmo pensamento, a administradora de uma pensão, Eliane das Graças Rodrigues Alves, também quer ter seu empreendimento regularizado até a Copa.
– Por meio da pasta de informações que recebemos, fui instruída a pagar a taxa para registrar a pensão, que é R$34,90 ao mês. E este valor só sofrerá reajuste no momento em que o salário aumentar – sintetizou.
O prazo do Sebrae para que um empreendedor possa ter seu negócio regularizado é de 180 dias.
Reforço em línguas estrangeira
Além da regularização do negócio, o domínio em uma língua estrangeira é outro ponto de extrema importância para os empreendedores.
– Com a proximidade dos eventos, nosso país entrou na rota de competições internacionais, por isso dominar uma ou mais línguas, pode ser um diferencial – explicou o professor de um curso de idiomas, Alexandre Souza.
O professor reforçou que a maior procura tem sido por aulas de inglês, espanhol e mandarim – língua falada no sul da China.
– Mesmo o inglês sendo a língua dominante no mundo. Muitos lugares, principalmente os hotéis, estão capacitando seus funcionários em outros cursos. Aí que o espanhol e o mandarim vêm ganhando destaque na procura – informou.
Fonte: Diário do Vale
Mais notícias sobre Volta Redonda:
- Inscrições para a Academia da Vida em Volta Redonda vão até dia 31 deste mês
- Cederj prorroga o prazo de inscrições para cursos gratuitos em Volta Redonda e outras cidades do Estado
- Senai abre inscrições para cursos à distância em Volta Redonda e região
- Smac e ICT promovem cursos gratuitos em Volta Redonda
- FBG está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes em Volta Redonda