Volta Redonda promove campanha de vacinação contra catapora
sexta-feira, 27 de setembro de 2013A partir da próxima segunda-feira (dia 30) todas as unidades de saúde do município estarão ofertando a vacina Tetra Viral – contra Sarampo, Caxumba, Rubeola e Varicela (Catapora). Serão imunizadas exclusivamente crianças com 15 meses de idade. À nova vacina Varicela – que imuniza contra a catapora – foi associada a tríplice viral, que imuniza contra sarampo, caxumba e rubéola.
Por determinação do Ministério da Saúde, a tetra viral deverá ser ofertada como reforço da vacina tríplice viral. Embora seja uma doença benigna, a varicela pode apresentar complicações, internações e até óbito. A doença é altamente contagiosa o que leva a um grande número de ausências de alunos em idade escolar, além da falta de pais e cuidadores de crianças ao local de trabalho.
A Secretaria Municipal de Saúde de Volta Redonda recebeu inicialmente 1 mil doses desta vacina. Este quantitativo é o previsto para atender, exclusivamente, crianças com 15 meses de idade e que já receberam a primeira dose da Triviral. A vacina tetra viral que passa a integrar o calendário básico de imunização do SUS (Sistema Único de Saúde) é segura – com pelo menos 95% de eficácia, contra as formas graves da doença e raramente causa reações alérgicas. Com esta vacina o Ministério da Saúde espera reduzir em 80% as internações provocadas por catapora. Cerca de 11 mil pessoas foram hospitalizadas, em 2008, por conta desta doença.
“Basta apenas uma picada e a criança estará protegida contra a catapora que é uma doença que pode levar a complicações e até internações”, ressaltou a coordenadora do Setor de Epidemiologia da SMS, Ana Valéria Maia, lembrando que pais ou responsáveis devem levar as crianças às unidades de saúde, munidos da Caderneta de Vacinação.