Moradores de Volta Redonda reclamam de coleta de lixo
quinta-feira, 24 de janeiro de 2013Moradores dos bairros Água Limpa e Caieiras, na cidade de Volta Redonda, estão reclamando da irregularidade da passagem do serviço de coleta de lixo, tanto o orgânico quanto o seletivo: em algumas localidades, a equipe estaria demorando cerca de uma semana para retornar a regularizar o serviço.
De acordo com a dona de casa Maria Rosa Correia, a empresa responsável pela coleta de resíduo orgânico e reciclado não acompanha os dias estipulados para a retirada do lixo do bairro.
– Eles não estão deixando de passar, porém o fato de deixarem um intervalo entre as coletas acaba trazendo consequências negativas para os moradores. Em alguns dias eles passam na parte da manhã, já em outros recolhem no final da noite. Nós não sabemos a hora de colocar o lixo na rua – explicou.
Segundo Maria das Graças do Carmo, moradora do bairro Caieira, não era costume da empresa deixar falhas na coleta seletiva do bairro Caieiras, porém na última semana o recolhimento demorou a retornar à localidade.
– Eu cheguei a pensar que a empresa estava em greve ou com algum problema com funcionários. A situação que mais prejudica é a irregularidade, já que ficamos sem saber o dia correto para coloca o lixo na porta das residências – explicou.
De acordo com Overina Anastácio Silva, existem semanas em que o caminhão de coleta não circula pelo bairro. Ela afirma que os cachorros reviram os sacos buscando restos de alimento e causando sujeira na rua.
– Não tem como manter lixo dentro de casa, pois o cheiro é forte. Parece que nosso bairro está abandonado, já que não temos somente este problema. Por diversas vezes o caminhão de coleta já passou por localidades próximas, como o Dom Bosco, e não passou na Caieira – completou.
Solução
A Secretaria Municipal de Serviços Públicos informou que a coleta de lixo está prejudicada em alguns bairros da cidade porque a empresa responsável pelo serviço enfrentou problemas com partes técnicas dos caminhões de coleta. A empresa explicou que aproximadamente cinco veículos quebraram em função dos buracos formados após as fortes chuvas que ocorreram em Volta Redonda. Além disso, os caminhões de porte maior que substituíram os originais não conseguiram percorrer determinados pontos.
A prefeitura informa que a empresa está sendo notificada e multada por cada dia de atraso na coleta, como está previsto no contrato.
Segundo informações, a Multiambiental (responsável pelo recolhimento) registrou que alguns bairros foram afetados por conta do problema técnico.
A secretaria esclarece ainda que está tomando todas as providências junto à empresa para regularizar a situação.
Fonte: Diário do Vale